9 bibliotecas itinerantes que levam cultura a regiões remotas do mundo

9 bibliotecas itinerantes que levam cultura a regiões remotas do mundo
23 maio 2016

Seja de van, bicicleta ou até mesmo de barco, não importa! Conheça nove bibliotecas móveis que dão um jeito de levar os livros a regiões remotas, onde não há acesso à cultura, ou ainda a espaços públicos, a fim de popularizar a leitura entre a população.

1. COLÔMBIA

colombia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa biblioteca não é tão móvel, mas está bem perto de ser! Localizada em local público, permite que diversas pessoas tenham acesso aos livros no dia a dia. Em Bogotá, existem 47 pontos de ônibus, que são abastecidos de livros por um time de voluntários, cuja missão é simples: espalhar e promover a literatura pela Colômbia. Os cidadãos podem pegar livros emprestados e, ainda, pedir ajuda para a equipe voluntária para fazer trabalhos escolares. Existe uma iniciativa parecida na cidade de Piracaia, interior de São Paulo. Veja aqui!

2. PORTLAND

portland

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A missão da bicicleta/biblioteca é oferecer aos moradores em situação de rua acesso aos livros. A artista por trás da iniciativa, batizada de “Livros de Rua”, movimenta-se pela cidade, passando por regiões estratégicas, e controla seus empréstimos da forma mais tradicional que existe: oferecendo aos sem-teto uma semana para terminarem de lê-los.

3. PORTUGAL

portugal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A van azul é cheia de obras portuguesas, traduzidas em cinco diferentes idiomas, e é uma maneira de promover a literatura local ao facilitar o acesso a obras importantes do país.

4. ITÁLIA

italia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com 700 livros em sua caminhonete, o professor Antonio La Cava viaja o país inteiro ao som de um órgão para distribuir livros gratuitamente. Ele já tem na bagagem 300 milhas de viagem e oito pontos de parada.

5. FILIPINAS

Filipinas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Criado para levar a literatura a crianças que moram em locais atingidos por desastres naturais, o caminhão itinerante, conhecido por Beep Beep Books, conta com mais de 100 obras, sendo uma verdadeira biblioteca escolar.

6. JACARTA

jacarta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mata Aksara, como se chama a biblioteca móvel em Jacarta, visita seis vilas todas as semanas para levar livros até a população carente. Em todas as visitas, Nuradi Indra Wijaya, seu cofundador, pergunta qual título a população gostaria de ler, anota e traz na próxima viagem.

7. MONGÓLIA

Mongólia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a ajuda de uma camelo, crianças que moram em áreas remotas e desérticas tem a oportunidade de ler. Na Mongólia, a maior parte das bibliotecas viraram bancos, o que dificultou o acesso aos livros. Nos últimos 20 anos, a biblioteca itinerante viajou mais de 50 mil milhas e passou por cada província do país.

8. MINNESOTA

Minesota

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A biblioteca flutuante carrega cerca de 80 títulos escritos a mão. Não há nenhum best-seller por lá. Protegidos por capas à prova d’água, os livros são distribuídos para outras pessoas que estão em canoas, barcos e caiaques.

9. NOVA ORLEANS

Nova Orleans

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos os sábados, Laurence Copel sai para distribuir livros infantis pela cidade. Seja montada em seu triciclo ou a bordo de uma van amarela, a ideia é promover o acesso a literatura para as crianças locais.

E aí, Brasil? Partiu entrar para essa lista, feita pelo site internacional Tree Hugger

Fotos: Divulgação



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *