França vai construir MIL quilômetros de ruas com placas solares

França vai construir MIL quilômetros de ruas com placas solares
16 fev 2016

Lembra do ambicioso casal americano que quer trocar todo o asfalto do mundo pro placas solares? Aqui vai mais uma conquista para eles: o governo francês anunciou a construção de MIL quilômetros de “ruas” feitas a partir de placas solares, nos próximos cinco anos.

A medida — chamada de Positive Energy (ou Energia Positiva em tradução livre) — será financiada por impostos embutidos em combustíveis fósseis e terá potencial para abastecer cinco milhões de pessoas (o equivalente a aproximadamente 8% da população do país). A tecnologia utilizada foi elaborada pela Wattway, uma startup francesa.

O material desenvolvido pela empresa levou cinco anos de muito estudo e dedicação para sair do papel e pode ser colocado em cima da pavimentação existente. Apesar de apenas sete milímetros de espessura, os painéis aguentam qualquer tipo de tráfego — inclusive um caminhão de 6 eixos —, além de promover tração para evitar deslizes. Entretanto, a empresa pede para os motoristas redobrarem o cuidado (afinal, substituir um painel solar não é tão barato quanto tapar um buraco de asfalto).

O local exato do investimento ainda não foi revelado. Espera-se arrecadar 200 a 300 milhões de euros durante esses cinco anos, apenas com os impostos sobre combustíveis fósseis, para financiar o projeto.

Esta não é a primeira iniciativa para energizar as ruas. Na Holanda, já existe uma ciclovia de painéis fotovoltaicos e na Coréia do Sul, 32 km de ciclovias são cobertos pelo mesmo material. Mas se o plano da França der certo, será o maior do mundo. Nós vamos torcer e você?



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *