Fralda descartável pode causar infertilidade e câncer, diz estudo

Fralda descartável pode causar infertilidade e câncer, diz estudo
15 jan 2015

Há algumas décadas, a fralda de pano ainda era utilizada por grande parte das mamães. Hoje as pessoas olham torto quando você afirma utilizar fralda de pano. Afinal, fraldas descartáveis são tão práticas!

Mas quanto custa essa tal de praticidade? Já é comprovado que as queridinhas demoram mais de quatrocentos anos para se decompor no meio ambiente e é grande causadora de alergias e problemas ginecológicos! Agora, um estudo da Universidade de Kiel, da Alemanha, associou o uso de fraldas descartáveis à infertilidade masculina e ao câncer nos testículos.

O plástico das fraldas descartáveis esquentam as bolsas testiculares dos bebês em até 1ºC acima da temperatura corporal. Isso causa danos no desenvolvimento do sistema reprodutor masculino, segundo os cientistas.

Para fins acadêmicos, eles compararam homens que utilizaram as fraldas descartáveis com homens que usaram apenas fraldas de pano. O resultado? A temperatura média era mais alta naqueles que usaram as tais fraldas de plástico com químicos!

“O uso da fralda descartável pode ter efeitos negativos na maturação testicular, na formação de esperma e pode facilitar o desenvolvimento de câncer nos testículos“, afirmam.

Já na idade adulta, a saúde do esperma é influenciada pela temperatura do escroto e dos sacos testiculares. Situações como febre e sauna podem reduzir a contagem de esperma. O aumento prolongado da temperatura escrotal na infância, portanto, pode influenciar na fertilidade masculina.

Para os pesquisadores, a descoberta explica o aumento de infertilidade dos últimos 25 anos.

Foto: daveograve/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *