Chega de queimar lenha! ONG leva fogões ecológicos para comunidades carentes do Nordeste

Chega de queimar lenha! ONG leva fogões ecológicos para comunidades carentes do Nordeste
06 out 2015

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, no Nordeste, uma pessoa chega a dedicar 18 horas por semana na busca de madeira para o preparo dos alimentos em fogões à lenha. Esta é uma realidade de 85% das famílias da zona rural da região e pode provocar uma série de impactos nocivos à saúde.

Pensando nisso, a ONG Caatinga, em parceria com outras instituições, desenvolveu o fogão “geoagroecológico”, que diminui em média 40% da lenha consumida, ajudando a evitar doenças respiratórias e tornando o trabalho menos desgastante, já que a lenha pode ser substituída por gravetos e serragens por exemplo.

O equipamento faz parte da realidade da mesorregião do Araripe (que compreende municípios do Ceará, Piauí e Pernambuco). “Adaptamos os fogões com a chaminé de forma que a fumaça não fique dentro da casa. Isso melhorou a qualidade da saúde das famílias”, explica Márcio Moura, coordenador do Programa de Politicas Públicas da ONG Caatinga.

Na construção dos fogões, foi utilizada uma metodologia participativa, num processo de capacitação que envolveu comunidades beneficiárias e pedreiros. A ONG também capacita as famílias agricultoras com cursos voltados à realidade da região. Uma cartilha com um passo-a-passo sobre a montagem do fogão está disponível no site da organização.

Foto: Divulgação/ONG Caatinga



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *