Florianópolis constrói 1ª creche solar do Brasil

Florianópolis constrói 1ª creche solar do Brasil
03 jul 2015

Se é a partir de atitudes que ensinamos melhor, a Creche Municipal Hassis, localizada em Florianópolis, está dando um exemplo e tanto para as cerca de 200 crianças que estudam, em tempo integral, na instituição.

Inaugurada em março, ela recebeu o título de primeira creche solar do Brasil. Isso porque o telhado do prédio é todo revestido com placas fotovoltaicas, que produzem toda a energia que a escola necessita – tanto para os aparelhos elétricos e iluminação, quanto para o aquecimento da água usada na cozinha, lavanderia e chuveiros.

De acordo com a prefeitura, com a instalação do sistema solar, a creche economizará cerca de R$ 2,5 mil com energia – e ainda produzirá eletricidade excedente para doar para outras unidades educativas da região. Uma boa ideia para as outras escolas do país adotarem, não?

E não é só isso! Construída de acordo com as diretrizes Leed de construção sustentável, a creche possui, ainda, sistema de captação de água da chuva – usada nos vasos sanitários e nas torneiras do jardim -, horta para cultivo de alimentos orgânicos, dois pequenos bosques com espécies nativas e, até, um parquinho 100% construído com madeira certificada pelo selo FSC.

Veja o vídeo do projeto, abaixo.

Por lá, exemplos não faltam para formar uma nova geração mais consciente e preocupada com o planeta. Nós adoramos e você?

Foto: Divulgação/Prefeitura de Florianópolis



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. […] Foto/Crédito: Divulgação/Prefeitura de Florianópolis Fonte: Portal The Greenest Post. Leia a matéria completa aqui. […]

  2. […] energia solar já está por toda parte. Nas ciclovias, trens, calçadas, estacionamento e até em creches públicas no sul do Brasil. Mas ainda existem muitos espaços a serem aproveitados para nos tornar 100% […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *