A fazenda vertical que fica no meio da cidade e produzirá 30 mil pés de alface todos os dias

A fazenda vertical que fica no meio da cidade e produzirá 30 mil pés de alface todos os dias
26 jan 2016

Uma fazenda automatizada, alimentada por lâmpadas LED, irá produzir 30 mil pés de alface todos os dias em Kyoto, no Japão. Esta não é a primeira iniciativa no país do sol nascente, lembra da maior fazenda urbana do mundo, com 15 andares e 17.500 lâmpadas LED para iluminar a plantação?

Já em fase de construção, o novo empreendimento terá 3.500 metros quadrados e deve produzir o equivalente ao triplo da capacidade atual da maior fazenda vertical do mundo, que também fica no Japão. A ideia é ter a fábrica — ou melhor, fazenda — funcionando até meados do ano que vem.

Algumas técnicas podem ajudar a melhorar ainda mais o desempenho da produção moderna de alimentos, como por exemplo sistemas de reuso da água, controle de temperatura e a utilização de lâmpadas LED.

Além de aumentar a quantidade da produção e reduzir o custo da comida local, fazendas urbanas verticais podem significar segurança alimentar para uma maior parcela da população e alguns quilômetros a menos na distância viajada pelos alimentos.

A tecnologia pode diminuir muito os imprevistos enfrentados pelos fazendeiros tradicionais. Resta apenas saber se os alimentos produzidos por essas técnicas são tão saudáveis e nutritivos quantos os cultivados naturalmente. Qual sua opinião?



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *