Os faróis que aumentam em até 20 vezes a produção de energia solar

Os faróis que aumentam em até 20 vezes a produção de energia solar
06 ago 2014

Quando, no século XIX, cientistas descobriram as lentes de Fresnel, foi possível focar um feixe de luz por muitos quilômetros de distância. Essa ferramenta foi – e ainda é – usada para guiar rotas de navios e até mesmo de aviões. Hoje, pesquisadores da NASA pretendem usar as mesmas lentes para melhorar a captação da luz solar e gerar mais energia renovávelseja no espaço ou no planeta Terra.

Recentemente foi lançado o SolarVolt, construído com dez mil das tais lentes Fresnel, que promete concentrar os raios solares até 20 vezes mais que a tecnologia utilizada hoje. O segredo é concentrar a mesma energia em uma área muito menor e produzir a mesma quantidade de energia anterior.

O avanço significa mais um passo cumprido rumo à energia limpa. Em poucos anos, será necessário espaço muito menor para produzir a mesma quantidade de energia em uma fazenda solar – o que eleva a participação da energia solar na matriz energética mundial.

O SolarVolt, porém, não é a nossa única esperança! Existe uma competição acirrada em busca de melhor aproveitamento das energias renováveis, tornando-as mais acessíveis. Motivos e incentivos não faltam!

Foto: taivasalla/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *