A praia dos EUA que já foi depósito de lixo, hoje tem ‘areia de vidro’ e virou área de preservação ambiental

A praia dos EUA que já foi depósito de lixo, hoje tem ‘areia de vidro’ e virou área de preservação ambiental
13 fev 2015

O homem não se cansa de interferir na natureza! Mas, na cidade de Fort Bragg, na Califórinia, (por sorte!) a falta de educação das pessoas acabou dando origem a uma atração turística de beleza rara: trata-se da Glass Beach, uma praia onde a areia mistura-se com pequenos pedaços de vidro e cerâmica.

A paisagem é linda de se ver, mas nada ali é natural. O vidro e a cerâmica são resquícios da primeira metade do século XX, quando os moradores da região tinham o hábito de usar a praia como um verdadeiro lixão. Resíduos orgânicos, garrafas, eletrodomésticos e até carros velhos eram atirados na praia, que se tornou o depósito de lixo oficial das pessoas que moravam em Fort Bragg.

Em 1967, a farra acabou: as autoridades locais proibiram a prática, isolaram a área e iniciaram uma série de ações de limpeza e recuperação ambiental na praia. Enquanto o homem tentava consertar os danos que causou, a natureza também se encarregava de agir: a força das ondas que chegavam à areia acabou por quebrar e dividir em minúsculos pedaços os objetos de vidro e cerâmica que foram jogados no local.

Muita coisa foi arrastada para o oceano (poluindo nossas águas), mas outros tantos resíduos ficaram na praia e acabaram se misturando com a areia. O resultado? A Praia de Vidro, que era uma propriedade particular, acabou sendo comprada pelo governo da Califórnia, incorporada ao Parque Estadual MacKerricher e considerada área de proteção ambiental.

Atualmente, a Glass Beach é aberta à visitação do público, mas ironicamente não é permitido retirar mais nenhum pedaço de vidro ou cerâmica do local. O lixo do homem acabou se transformando na maior riqueza da região – e virou razão para preservá-la. Vai entender…

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fort Bragg



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Clean this beach now!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *