Empresa suíça vai cultivar orgânicos no topo dos prédios de São Paulo

Empresa suíça vai cultivar orgânicos no topo dos prédios de São Paulo
17 dez 2015

Produzir alimentos sem qualquer tipo de agrotóxico ou desperdício é a premissa da Urban Farmers, iniciativa implantada com sucesso na Suíça que deve chegar em breve na cidade de São Paulo.

Tudo graças aos brasileiros Daniel Pacheco, Talita Marinho e Alexa Gaspar, que se apaixonaram pela ideia, foram conhecê-la de perto na Suíça e agora ajustam os detalhes finais com o fundador e presidente da empresa, Roman Gaus, para trazê-la para a capital paulista em 2016.

O trio está à procura de terraços – nos topos de grandes edifícios, como hotéis e shoppings – que comportem a estrutura que a Urban Farmers necessita para a produção de orgânicos. O projeto exige uma área de, no mínimo, mil metros quadrados, onde é construída estufa para o cultivo de ervas, legumes e frutas na água. No mesmo espaço, peixes ainda são alimentados em tanques.

Funciona assim: a água com os resíduos dos peixes é levada, por meio de tubos, até as verduras, frutas e legumes para adubá-las. As plantas, por sua vez, filtram a água, que é novamente encaminhada para os tanques. No final, todas as culturas viram comida, que é vendida para supermercados, restaurantes e para os próprios consumidores, que podem encomendar suas compras para recebê-las em casa.

O primeiro passo já foi dado! Agora é torcer para que mais franquias da Urban Farmers se espalhem por outras cidades do Brasil.

Foto: Divulgação/Urban Farmers



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *