Em 40 anos, Terra perdeu mais da metade dos seus animais selvagens

Em 40 anos, Terra perdeu mais da metade dos seus animais selvagens
30 set 2014

Caça, mudanças climáticas, perda de habitat, degradação da terra e da água… O homem usa o planeta e seus recursos como bem entende e umas das respostas a essa exploração desenfreada chegou, na nova edição do relatório Planeta Vivo, da WWF. Segundo o estudo, nossa fauna não está aguentando a pressão humana e, em apenas 40 anos, perdemos mais da metade dos animais selvagens que habitavam o planeta.

De 1970 a 2010, a Terra perdeu 52% da população de peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis que aqui viviam. As espécies de água doce são as que mais sofreram baixas, com perda de 76% em quatro décadas – praticamente o dobro do índice de espécies marinhas e terrestres.

Já do ponto de vista geográfico, o maior desastre está nas regiões tropicais da América Latina, como o Brasil. Por aqui, tivemos um “dramático e contínuo declive das populações de fauna selvagem”, com perda média de 83% das espécies desde 1970, segundo o documento.

Ficou chocado? Nós também! Até quando o homem vai agir como o filho mais velho e mimado do planeta?

Veja, na íntegra, o relatório Planeta Vivo da WWF.

Foto: Eric Kilby/Creative Commons



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *