E se todas as casas tivessem telhas feitas com células solares?

E se todas as casas tivessem telhas feitas com células solares?
21 ago 2015

Depois do projeto Solar Roadways anunciar que quer trocar todo o asfalto do mundo por placas solares, é a vez da empresa italiana Tegola Solare compartilhar seu desejo: que todas as casas (que tenham incidência solar, é claro) deixem os telhados usuais de lado e adotem telhas feitas com células solares.

Produzidas com cerâmica, as “telhas solares” são iguais as convencionais (talvez um pouco mais bonitinhas). A única diferença é que vêm recheadas com quatro células fotovoltaicas, capazes de produzir 3 kw de energia a cada 40 m² de área instalada. Segundo a Tegola Solare é eletricidade mais do que suficiente para suprir a demanda energética de uma residência. Bacana, não?

O sistema responsável por converter a energia do sol captada pelas telhas em eletricidade fica completamente escondido atrás do telhado, no sótão da casa, e portanto não compromete a estética da residência. Quem vê a casa debaixo, nem diz que ela é feita com telhas solares.

O único empecilho, por enquanto, para a popularização do produto é o custo, que é mais alto do que o das placas solares convencionais. A diferença, no entanto, pode ser compensada na hora de pagar a conta de luz – ainda mais em tempos de aumento da tarifa.

Na Itália, a invenção já faz sucesso. Ia curtir se a moda pegasse no Brasil também?

Foto: Divulgação/Tegola Solare



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *