Detroit quer ter maior fazenda urbana do mundo: serão 22 quarteirões de horta no meio da cidade!

Detroit quer ter maior fazenda urbana do mundo: serão 22 quarteirões de horta no meio da cidade!
13 jan 2016

Fazendas urbanas estão conquistando o mundo! Lembra da antiga fábrica de Chicago que virou uma fazenda urbana que gera energia limpa com a matéria orgânica que seria desperdiçada? Ou da fazenda urbana cultivada à luz de LED no Japão?

Pois bem, agora é a vez de Detroit, a cidade conhecida por ser sede das indústrias automobilísticas, entrar na onda — ou melhor, na disputa — para construir a maior fazenda urbana do mundo. Ela planeja criar uma horta gigante, com cerca de 60 acres (o equivalente ao tamanho de 22 quarteirões) no meio da cidade. Para tanto, será preciso arrecadar US$15 milhões.

A expectativa é que a horta urbana crie cerca de 120 empregos para veteranos ou pessoas que estão há algum tempo no mercado, sem sucesso. Escolas também terão sua fatia de participação nas responsabilidades do espaço — o que é muito bacana para incentivar o hábito de cultivo entre as crianças e adolescentes!

Parcerias com restaurantes e supermercados locais já foram fechadas e a fazenda acabará enchendo a barriga e abastecendo as casas de muitas famílias da cidade. Isso evita muitas toneladas de emissões de gases de efeito estufa, uma vez que transporte é um dos principais vilões do aquecimento global.

Apesar da novidade, hortas urbanas não são raras em Detroit, que já abriga mais de mil hortas comunitárias, onde alimentos orgânicos são cultivados por voluntários e distribuídos gratuitamente entre os vizinhos. E que continue assim! 



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *