Sem desmatar e sem usar agrotóxicos! Curso ensina conceitos básicos do plantio agroflorestal

Sem desmatar e sem usar agrotóxicos! Curso ensina conceitos básicos do plantio agroflorestal
20 mar 2018

Não é utopia! É possível plantar alimentos em uma floresta, sem desmatá-la e sem usar agrotóxicos. Quer saber mais a respeito? O permacultor Bento Cruz ministra curso básico de Agrofloresta Sintrópica, no Sítio Pau d’Água, em Piracaia. As aulas acontecem de 30 de março a 1 de abril, bem durante o feriado de Páscoa.

O sistema de plantio agroflorestal junta, na mesma área, a produção de hortaliças, frutas e madeira – e o mais bacana é que esse plantio será planejado e feito (na prática!) durante o curso. O foco será o plantio de frutas e sementes crioulas, que estão correndo risco de extinção devido ao uso de transgênicos, híbridos e das chamadas espécies melhoradas. Os alunos poderão ainda trocar sementes crioulas durante o curso.

O plantio agroflorestal permite a recuperação de áreas degradadas, protege o meio ambiente e ainda gera renda ao pequeno produtor. O sistema promete ser uma alternativa à monocultura do agronegócio, que depende de agrotóxicos e desmatamentos para produzir.

Os sistemas agroflorestais podem auxiliar na conservação dos solos, das microbacias e áreas florestais. Dessa maneira o homem consegue se inserir no ambiente e passa a aprender com a natureza em vez de entrar em conflito ou destruí-la. “É uma grande oportunidade do homem voltar a ser querido pela natureza e ter uma função importante para o planeta”, diz Bento. “Ela promove o despertar de um novo olhar, um novo entendimento da prática agrícola.”

Bento é discípulo de mestre Tupinambá. Permacultor nordestino pioneiro do conceito de agrofloresta, ao lado do suíço Ernst Gotsch, ele tem percorrido o Brasil, auxiliando as pessoas que têm o desejo de deixar as cidades para morar de forma sustentável na roça. A agrofloresta é um dos caminhos mais viáveis para isso, uma vez que começa a produzir alimentos já no segundo mês. Que tal uma aula?

CURSO BÁSICO DE AGROFLORESTA SINTRÓPICA
Quando? 30 de março a 1 de abril
Quanto? R$ 390 (em alojamento coletivo) ou R$ 490 (em quarto na ecovila Clareando)
Inscrições pelo e-mail cursos@kaminaricomunicacao.com.br ou pelo whatsapp (11) 97130-3335

Foto: Alex Cordeiro



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. João Rodrigues Diz: Março 21, 2018 at 4:03 pm

    Boa tarde e parabéns…!

    Essas BOAS IDEIAS não deveriam ser divulgadas também aqui em Portugal?

    Já haverá por cá alguém que as ponha em prática? – Se houver, agradecia informação para contacto e eventual organização de uma FILIAL/ verde…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *