Conheça o projeto de “madeira sustentável” (produzida com resíduos da mandioca)

Conheça o projeto de “madeira sustentável” (produzida com resíduos da mandioca)
03 dez 2018

A ideia inicial de um grupo de estudantes do Colégio Sesi, de Araucária (PR) – região metropolitana de Curitiba – era produzir um plástico biodegradável, porém, com o andamento das pesquisas o projeto acabou se encaminhando para outra inovação: um tipo de madeira sustentável, produzida com casca de mandioca, tetraborato de sódio (bórax), cola e água.

O experimento apresentado durante a 7 a edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias), realizada em Foz do Iguaçu (PR), se destacou por ser uma alternativa de baixo custo e ambientalmente correta. As estudantes Amanda Bueno Coutinho, Ana Vitória de Lara e Letícia Azambuja de Souza explicam como foi o processo:

“A nossa madeira é feita a partir de resíduos orgânicos da mandioca, como a casca, e utilizamos também outros componentes para deixá-la mais compactada. Para nós fazermos a nossa madeira, fomos variando a quantidade dos nossos materiais (mais cola, menos cola. Mais casca, menos casca), até encontrar o nosso protótipo ideal”.

Além de sustentável, o modelo de madeira é resistente a traças, cupins e até fogo. “Fizemos um teste de inflamabilidade, em que ela teve resultado muito parecido com o MDF Fire, que é produzido na América Latina. Além disso, a nossa madeira é praticamente impermeável. Nós deixamos imersa por cerca de três dias. Quando retiramos, achamos que tínhamos perdido o teste porque ela havia inchado completamente. Mas quando secou, voltou ao estágio inicial.

Isso significa, que mesmo que ela infiltre ela consegue evaporar essa água novamente.” De acordo com as estudantes, o próximo passo é buscar a produção da madeira em larga escala.



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *