Transporte público sustentável: conheça o primeiro trem do mundo 100% movido a energia solar

Transporte público sustentável: conheça o primeiro trem do mundo 100% movido a energia solar
18 dez 2017

Sim, já é realidade: o primeiro modelo de trem 100% movido a energia solar do mundo está operando em Byron Bay, na Austrália. A Byron Bay Railroad Company, responsável pelo projeto, restaurou um trem de patrimônio, equipando-o com uma matriz solar de 6,5 kW feita por painéis solares flexíveis.

A companhia restaurou os trilhos e até mesmo uma ponte entre a cidade de Byron Bay e Elements of Byron Bay para fornecer transporte público a preços acessíveis para moradores locais e visitantes. O veículo comporta 100 passageiros sentados e mais alguns em pé, além de apresentar espaço para bagagem, bicicletas e pranchas de surfe. A tarifa para cada trecho é de 3 dólares para adultos, 2 dólares para crianças entre 6 e 13 anos e gratuita para crianças até 5 anos.

Os painéis solares, que revestem todo o teto do veículo, armazenam energia em um sistema de baterias de 77 kWh, que também pode ser carregado entre cada viagem a partir de uma matriz solar de 30kW localizada na estação principal. O conjunto de baterias tem a mesma capacidade de um Tesla Model S, de acordo com a RenewEconomy, e pode fazer entre 12 a 15 viagens com uma carga.

Além disso, o trem conta com um sistema de frenagem regenerativo que recupera cerca de 25% da energia gerada cada vez que os freios são utilizados. A iluminação, o poder de tração, os circuitos de controle e os compressores de ar do trem são todos alimentados por baterias. Muito bacana, não?

Foto: Byron Bay Railroad Company



Guilherme Lupino
Guilherme Lupino

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Estadual Paulista, entusiasta em novas tecnologias e sistemas de construção sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *