Conheça a lei que está reciclando mais de 55 toneladas de lixo no litoral de São Paulo

Conheça a lei que está reciclando mais de 55 toneladas de lixo no litoral de São Paulo
27 dez 2017

O município de Santos, no litoral de São Paulo, resolveu apostar em programas sociais pela reciclagem. Desde julho deste ano, circula a Lei 952, também conhecida como a Lei Recicla Santos, que cria o Programa Socioambiental de Coleta Seletiva Solidária Recicla Santos. Os resultados têm sido muito positivos.

A lei obriga que papel, papelão, metais, plásticos e vidros sejam embalados juntos de lixo orgânico no dia da coleta seletiva, com risco de multa. No mês de novembro, a Semam (Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Santos) emitiu 27 intimações relacionadas ao descarte incorreto. As penalidades vão de advertências até multas de R$ 2 mil por gerenciamento inadequado.

LEIA TAMBÉM: Mundo produz 45 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano – e só 20% desse total é reciclado

Além disso, outra proposta é o Recicla Mais Santos. Através de Ecopontos instalados, a população poderá levar resíduos recicláveis e trocar por benefícios em empresas e lojas parceiras. Focando a educação ambiental, todos ganham e o meio ambiente agradece. Em quatro meses, foram cadastrados 1.100 clientes e arrecadado mais de 55 toneladas de resíduos que parariam no meio ambiente.

Segundo a prefeitura do município, apenas 3% das 15 mil toneladas de lixo comum recolhidas eram recicladas antes do projeto – a meta é de 40%. Confira mais informações no site.

Um caminho muito adequado para a reciclagem!

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ponta Grossa



Mattheus Goto
Mattheus Goto

Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, repórter na COP 23, estagiário no The Greenest Post e apaixonado por música, arte e histórias de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *