Conheça dois rios de água limpa e própria para banho em São Paulo

Conheça dois rios de água limpa e própria para banho em São Paulo
28 dez 2017

Quem nunca ouviu histórias de quando ainda era comum nadar em rios, como o Tietê? Como noticiamos aqui no The Greenest Post, o rio sofre hoje com a sujeira, o esgoto e uma taxa zero de oxigenação – apesar de cerca de R$ 8,8 bilhões investidos.

Enquanto esta é a realidade no Tietê, é possível encontrar dois – apenas dois, infelizmente – rios próprios para banho em São Paulo. São os rios Monos e Capivari, local de lazer de dezenas de família em fim de semana ou feriado.

Ambos localizados no extremo sul da cidade, fazem parte do Polo de Ecoturismo de São Paulo, criado em 2014 para orientar as atividades na região e estimular o seu desenvolvimento econômico e social. O polo é formado pela Mata Atlântica e certificado como Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A região é ocupada por espécies nativas, como bromélias e palmito-juçara, e animais, como onças, jaguatiricas, jararacas, corais, antas e preguiças.

A paisagem é também composta por nove cachoeiras. Algumas se encontram em propriedade privada e podem ser visitadas apenas com guia, principalmente por questões de segurança. A entrada para algumas áreas é de R$ 10, mas elas contam com serviços de restaurante, vestiário, equipamento para esporte e funcionários. Existem também mirantes, pesqueiros, feiras de artesanato, oito aldeias indígenas Guarani, centros ecumênicos de diversas religiões, e uma enorme cratera formada pelo impacto de um meteoro há 36 milhões de anos.

Uma ótima programação para curtir a natureza!

Foto: Jorgen Schyberg/Creative Commons



Mattheus Goto
Mattheus Goto

Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, repórter na COP 23, estagiário no The Greenest Post e apaixonado por música, arte e histórias de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *