A comunidade da Grécia, criada por jovens, que ensina estilo de vida sustentável aos visitantes

A comunidade da Grécia, criada por jovens, que ensina estilo de vida sustentável aos visitantes
06 abr 2016

Pense em um lugar onde você pode passar um período imerso em uma realidade completamente diferente da sua, para conseguir entender melhor o ambiente em que vive. Aproveitar os recursos naturais ao seu redor de maneira eficiente, se alimentar e exercitar de forma mais saudável,  cultivar orgânicos… Como se fosse uma verdadeira escola de estilo de vida sustentável.

É exatamente isso que quatro jovens gregos criaram em 2009, na ilha de Evia, na Grécia. A comunidade rural, hoje composta por seis jovens moradores permanentes, recebe centenas de hóspedes durante o ano para ensinar práticas de bioconstrução, alimentação saudável e permacultura.

O projeto é intitulado de FREE and REAL, abreviação para Freedom of Resources for Everyone, Everywhere & Respect, Equality, Awareness and Learning (algo como Liberdade de Recursos para Todos e em Todos os Lugares & Respeito, Igualdade, Consciência e Aprendizagem, em português).

A ideia é pesquisar, criar e experimentar uma estrutura social eficiente no local, que possa ser implementada em qualquer outro lugar do mundo. Eles se enxergam como uma escola para qualquer um que almeja entender melhor sobre autossuficiência e sustentabilidade. “Nós nos esforçamos para encorajar, fortalecer, educar e inspirar as pessoas que encontramos, para seguir o caminho em direção a coexistência balanceada das diferentes tribos e espécies do nosso planeta”, explica o site da iniciativa.

Lá não há energia elétrica e os moradores e hóspedes se alimentam daquilo que é produzido (uma dieta 100% vegetariana). Quando isso não é suficiente, o jeito é praticar a permuta com vizinhos, que trocam alimentos por mão de obra, por exemplo. O objetivo é alcançar um estilo de vida com a menor pegada ecológica possível. Toparia uma estadia por lá?

Foto: Reprodução/Facebook



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *