Conheça as fraldas descartáveis que prometem se decompor em 1 mês no meio ambiente

Conheça as fraldas descartáveis que prometem se decompor em 1 mês no meio ambiente
12 abr 2014

Como transformar um problema em solução? Uma startup israelense, a Cine’Al, quer resolver a invasão da águas-vivas nos oceanos e a grande quantidade de fraldas descartáveis que se acumulam no meio ambiente, ano após ano, de uma vez só. Você deve estar se perguntado o que uma coisa tem a ver com a outra. E eu vos digo: TUDO!

Há alguns anos, a água-viva está presente nos noticiários locais. O problema? Segundo cientistas, há grande proliferação da espécie devido, principalmente, às mudanças climáticas e a sobrepesca. Isto porque seus predadores estão sendo dizimados e tanto a temperatura quanto o PH de seu habitat foram alterados.

Por outro lado, a situação das fraldas descartáveis no país é alarmante! Estimativas apontam que cada criança gera uma tonelada de lixo ao usar, durante um ano, esse tipo de fralda. O número representa metade da quantidade de resíduos gerados pela família do bebê no período. É verdade que todo este mal poderia ser evitado a partir da utilização das fraldas de pano, mas, como não é prática para a família pós-moderna, a ideia não ‘colou’.

O que pode realmente resolver o contexto é a utilização da água-viva (no caso, morta), que tem uma incrível capacidade de absorver grandes quantidades de água, para produzir fraldas descartáveis que levariam um mês para se decompor. Genial, não?

Ainda não é realidade, mas há grande esforço para tanto. Se você for empreendedor, não custa nada apostar na ideia da startup. Quem dá mais?

Foto: matteotarenghi/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. […] Como fraldas de pano são, para a maioria das famílias contemporâneas, um pé no saco, a grande promessa para acabar com o lixo descartável de fraldas é a água-viva. Entenda o motivo no post Como água-viva pode ajudar a reduzir o lixo?. […]

  2. No Brasil já é possível comprar fraldas ecológicas de fabricação Alemã, a Wiona, mas como são do tipo compostável, não devem ser jogadas no lixo comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *