Cinema itinerante movido a energia solar exibe produções indígenas Brasil afora

Cinema itinerante movido a energia solar exibe produções indígenas Brasil afora
23 maio 2016

Em parceria com o projeto Territórios da Dignidade, o cinema itinerante CINESOLAR – que, como o próprio nome sugere, utiliza energia solar para exibir filmes – promove sessões de pipoca com produções assinadas por cineastas indígenas. A intenção dos organizadores é valorizar a cultura indígena.

Na estrada desde 2013, o cinema itinerante já alcançou, aproximadamente, 45 mil pessoas, em mais de 200 sessões (e, de quebra, gerou uma economia de energia de 552 kW, graças aos painéis fotovoltaicos). Além de placas solares, a van também é equipada com cadeiras, sistema de som e projeção, além de uma cabine para DJ. É cinema para ninguém botar defeito! 

“A ideia de abordar a temática indígena surgiu de um encontro com Kaká Werá, que é escritor, professor e uma grande liderança indígena em São Paulo. Trabalhamos em parceria com iniciativas que atuam para incentivar a produção de vídeos nas aldeias, como o projeto “Bio nas Aldeias”, explica Cynthia Alario, diretora geral do CINESOLAR.

Além de promover a cultura indígena e incentivar o cinema brasileiro, o projeto ainda realiza oficinas sobre sustentabilidade por onde passa, a fim de estimular a cidadania e consciência ambiental. Para saber mais sobre o itinerário do CINESOLAR e as ações desenvolvidas pelo projeto, clique aqui.

Foto: Daniel Zanini H./Creative Commons



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *