Cientistas descobrem técnica menos agressiva que “congela” células do câncer

Cientistas descobrem técnica menos agressiva que “congela” células do câncer
20 ago 2018

Uma pesquisa publicada na revista Nature Communications revelou uma maneira totalmente nova de impedir que um câncer se espalhe pelo organismo humano.

Em vez de matar a célula cancerígena, como atualmente acontece na maior parte das pesquisas em Oncologia, os cientistas propõem “congelá-la”, com uma substância batizada de KBU2046.

Até o momento, o composto químico inibiu o movimento de quatro tipos de células de câncer: as de mama, próstata, colorretal e pulmão.

Segundo Raymond Bergan, professor de oncologia médica no Instituto OGHSU Knight Cancer, nos Estados Unidos, que coordena as pesquisas, o movimento das células cancerígenas dificulta o tratamento do paciente, por isso a importância de eliminá-las.

No entanto, não é necessário matar as células saudáveis. Por isso, ele e sua equipe fizeram diversos estudos químicos para chegar a um composto que inibiria apenas o movimento das células cancerígenas. O KBU2046 foi desenvolvido no laboratório de química e farmacologia Karl Scheidt, da Universidade de Nortwestern.

“Começamos com uma substância química que impedia as células de se moverem. Depois sintetizamos o composto várias vezes para que ele fizesse um trabalho perfeito de parar as células sem efeitos colaterais”, explicam os cientistas em nota. “Levamos anos para descobrir!”, acrescentam.

A substância se conecta às proteínas das células para impedir seu movimento – nenhuma outra ação ocorre sobre as estruturas celulares, diminuindo os efeitos colaterais e a toxidade.

Agora, o próximo passo será desenvolver uma droga que possa ser administrada em cânceres iniciais, para diminuir ao máximo as chances do tumor se espalhar para o resto do corpo.

Os cientistas estimam que serão necessários dois anos e um investimento de US$ 5 milhões para que os primeiros testes sejam realizados em seres humanos.

Foto: Kristyna Wentz-Graff/OHSU



Razões Para Acreditar
Razões Para Acreditar

Algumas razões para continuarmos acreditando em um mundo melhor! >www.razoesparaacreditar.com<

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *