A cidade da França que substituiu os outdoors por árvores

A cidade da França que substituiu os outdoors por árvores
04 dez 2014

Em Grenoble, na França, o governo faturou € 645 mil com anúncios em outdoors, apenas, em 2014. Mas a prefeitura decidiu abrir mão da receita publicitária para priorizar algo de valor inestimável: as árvores. A cidade – conhecida por ser um pólo universitário – começou a substituir os outdoors por verde.

A gigante da publicidade JCDecaux, que possui painéis para anúncios espalhados por toda França, foi a primeira “vítima” da decisão. O prefeito de Grenoble, Eric Piolle, já anunciou que o contrato com a empresa não foi renovado – o que significa 326 outdoors a menos na cidade (e 326 árvores a mais).

“Queremos uma cidade menos agressiva e de vida menos estressante, capaz de esculpir sua própria identidade. Liberar Grenoble dos outdoors é um passo nessa direção”, disse o governante, ao canal de notícias France24. Ele também admitiu que a receita dos outdoors estava caindo a cada ano, uma vez que eles perdem crescente espaço para a publicidade digital.

Já a JCDecaux, claro, não gostou nem um pouco da notícia e classificou a decisão da prefeitura como “lamentável”.

E você, o que achou da novidade?

Foto: Laurent Espitallier/Creative Commons



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. […] Fonte: The Greenest Post […]

  2. Achei maravilhoso e estamos nesta luta há 5 anos aqui em Florianópolis com o MOVIMENTO FLORIPA CIDADE LIMPA – os outdoors na ilha escondem as belezas naturais! Um dia, tenho certeza, a cidade será vitoriosa conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *