Ciclovia de 70 mil quilômetros vai cortar a Europa

Ciclovia de 70 mil quilômetros vai cortar a Europa
08 set 2014

Já pensou em ir do Oceano Atlântico ao Mar Negro de bike? Ou pedalar do Ártico ao Mar Mediterrâneo? Em 2020, essas rotas poderão sair da imaginação e, de fato, ser percorridas pelos amantes das magrelas. É o que promete a Federação Europeia de Ciclistas (ECF), que anunciou para daqui a seis anos uma ciclovia de 70 mil quilômetros de extensão.

Batizada de Eurovelo, ela vai ter 14 grandes rotas de bicicleta (a maior delas com 10 mil quilômetros de extensão) e passar por 43 países europeus. A ideia é estimular o hábito de pedalar, tanto naqueles que vão para a Europa “turistar” quanto nos que vivem por lá e podem usar a magrela nos deslocamentos diários.

Ainda falta um tempinho para a Eurovelo ficar totalmente pronta, mas os mais ansiosos já podem desfrutar de partes da ciclovia gigante. Alguns trechos (como o da foto, clicada na Hungria) já estão prontos.

Ficou animado para começar? Acesse o site da ECF e planeje sua próxima aventura de bike. Além de mapa interativo que mostra todas as rotas da Eurovelo, é possível ver quais pontos turísticos os ciclistas encontrarão entre uma pedalada e outra.

Foto: EuroVelo/Creative Commons



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *