Conheça o carro que emite água em vez de gases poluentes

Conheça o carro que emite água em vez de gases poluentes
13 ago 2014

Calcula-se que 90% da poluição atmosférica da capital paulista vem de carros, ônibus e caminhões que circulam pela cidade. Dito isso, a Toyota, fabricante japonesa de automóveis, estuda lançar um carro que emite vapor de água em vez de gases de efeito estufa. Chamado FCV, o modelo será movido a hidrogênio gaseificado e terá autonomia de 500 km.

Um protótipo foi apresentado no salão do automóvel de Tóquio, em 2013. Além da alta tecnologiaque foi desenvolvida em 1992 –, o carro será superpotente: acelerará de 0 a 96 km em 10 segundos. “O princípio do combustível é a eletrólise invertida. A eletricidade é gerada fazendo elétrons extirpados de átomos de hidrogênio passar em um circuito. Em seguida, os átomos são recombinados com o oxigênio do ar para produzir água”, explica a fabricante.

Não há previsão de quando o possante chegará ao Brasil, mas os moradores dos Estados Unidos, da Europa e do Japão já podem começar a contar os dias para trocar de carro. A Califórnia será o foco no início: 10 mil veículos serão atendidos por 68 postos de abastecimentos que existem em San Francisco e San Diego. O valor ainda não foi anunciado.

As fabricantes de automóveis apostam cada vez mais em tecnologias limpas e eficientes, mas muitos especialistas acreditam que o futuro não prevê carros particulares. Transporte público de qualidade, bikes e táxis devem dominar as cidades sustentáveis. Você concorda?

Foto: intherough/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Alexandre Watzko Diz: julho 9, 2015 at 9:29 pm

    Carro elétrico ou a hidrogênio não é coisa muito melhor que carro comum. Pode diminuir a poluição nos grandes centros urbanos, mas para gerar o hidrogênio por exemplo é necessário energia elétrica, que por sua vez é obtida muitas vezes da queima de combustíveis fósseis. O mais correto seria o transporte público e a bicicleta. O carro nunca será uma solução sustentável.

  2. Olá Jéssica Miwa,
    Trazer novas soluções tecnológicas para um mundo mais mais sustentável é imprescindível.

    A melhoria do transporte público sem dúvida tiraria muitos carros da rua.

    Morei no Japão e lá o transporte é muito eficiente.

    Porém a de se pensar que o carro continuará sendo uma opção de transporte,
    seja na hora em que fazemos uma compra maior, em uma viagem para um local
    mais afastado e com pouco opção de transporte, enfim o carro há de pensar
    em uma maneira mais sustentável de se usar o carro.

    O problema de algumas cidades como SP para as bicicletas são os grandes altos
    e baixos da cidade, no caso de cidades litorâneas é extremamente viável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *