Capital da Ruanda proíbe carros no centro da cidade

Capital da Ruanda proíbe carros no centro da cidade
27 out 2015

Seguindo tendencia mundial de modelo de mobilidade urbana, Kigali, capital da Ruanda, proibiu oficialmente o trânsito de carros no centro da cidade. Já listamos, aqui no The Greenest Post, cinco cidades que possuem políticas parecidas para diminuir o uso do transporte privado.

Com a medida, o lugar foi de espaço diário de trânsito caótico para tranquila área de locomoção de pedestres. Esta ação faz parte do projeto de tornar a cidade uma das melhores para se viver em todo o continente africano.

Ainda em fase de transição, as pessoas – pouco acostumadas com a ausência de carros – parecem preferir as calçadas e olham para os dois lados antes de atravessar uma rua. Artistas, aos poucos, ocupam o espaço com minigalerias e festas para a população.

O próximo passo é expandir a zona dedicada aos pedestres e construir infraestrutura para que o projeto dê (ainda mais) certo – como segurança, ciclofaixas, banheiros públicos e estacionamento de bicicleta seguro.

Em São Paulo, a avenida Paulista é fechada aos domingos para incentivar a ocupação do espaço público e a prática de exercícios. Não é o ideal, mas já dá um gostinho de como seria.

Foto: halitll/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *