Califórnia multa moradores que desperdiçam água

Califórnia multa moradores que desperdiçam água
27 out 2014

Lavar calçada? Regar jardins com mangueira? Dar banho no carro? Na Califórnia, cenas como essas (que, inclusive, são muito comuns por aqui) estão cada vez mais raras. O motivo? Desde julho o Estado está multando os moradores que são pegos, em flagrante, desperdiçando água.

A medida foi tomada pelo governador local, Edmund Jerry Brown, para tentar contornar a grave crise hídrica que a região vive – pensou que só os Estados do Brasil estavam sofrendo com o problema?

Segundo o Centro Nacional de Mitigação à Seca dos EUA, 81% do território californiano enfrenta situação de seca extrema. E mais: 58,4% do Estado vive dias de “seca excepcional” – o pior nível de estiagem na escala do governo americano.

Criada com a intenção de fazer os moradores economizarem água “na marra”, a medida multa em US$ 500 por dia (R$ 1.270) os cidadãos que forem pegos, em flagrante, usando água potável para lavar carros e calçadas e regar jardins e gramados. Dar banho nos veículos com mangueiras sem controle de vazão também está proibido, mesmo que a água seja de reuso.

Por enquanto, a medida tem prazo de validade: deve durar por nove meses, quando as chuvas devem voltar à região. Mas, se São Pedro não ajudar, a multa seguirá valendo em todo o Estado – que também conta com outras iniciativas de incentivo à economia de água. Entre elas, desconto na conta de água de quem retirar, voluntariamente, o gramado de casa durante esse período de estiagem, a fim de evitar os momentos de rega.

E aí, você acha que os governos dos Estados brasileiros deveriam se inspirar no caso da Califórnia e também multar quem anda usando água sem consciência por aqui?

Foto: Dean (leu) ./Creative Commons/Flickr



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Observações

  1. Medida válida, se pra que seja feito um hamburger, nao precisasse de uma quantidade de água equivalente a 2 meses de banho direto:
    Documentario Cowspiracy, que mostra os impactos da industria pecuaria (que ultrapassam quaisquer outros) no meio ambiente e inclusive uma entrevista com os representantes do estado da california sobre o assunto, os quais ignoram tais fatos e apontam apenas desperdicios que não chegam nem perto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *