Brasileiro cria “abaixo-assinado” para proibição de canudos e sacolas plásticas no país – e já tem milhares de assinaturas

Brasileiro cria “abaixo-assinado” para proibição de canudos e sacolas plásticas no país – e já tem milhares de assinaturas
08 mar 2018

Especialistas não cansam de alertar a respeito dos malefícios do uso indiscriminado de artigos plásticos no mundo. E muitos já têm consciência sobre eles, mas pouco fazem a respeito. Não é o caso do brasileiro Rodrigo Padula de Oliveira. Morador da cidade do Rio de Janeiro, ele decidiu criar uma Ideia Legislativa no portal E-Cidadania do Governo Federal sugerindo o fim do uso de canudos e sacolas plásticas no país.

Pouca gente sabe, mas a Ideia Legislativa é um recurso que qualquer cidadão pode usar para trazer à tona um assunto que julgue importante para o país. Basta lançar a ideia no portal E-Cidadania e abri-la para apoio da população. Como numa espécie de abaixo-assinado, quando a proposta recebe mais de 20 mil assinaturas de apoio, é encaminhada para o Senado como sugestão legislativa e precisa ser, obrigatoriamente, colocada em pauta para discussão no Senado.

Em sua Ideia Legislativa, Rodrigo ainda pede também o debate a respeito do uso de microplástico na fabricação de cosméticos esfoliantescomo sabonetes, cremes hidratantes e pastas de dente.

Em São Paulo, apenas a proibição da distribuição gratuita de sacolas plásticas em supermercados, adotada em 2015, garantiu a redução de 70% no consumo desses artigos em um ano. Imagina se medidas semelhantes fossem adotadas em todo o país e para diferentes artigos plásticos descartáveis?

Se você também é a favor da causa, apoie a Ideia Legislativa do Rodrigo no portal E-Cidadania. É só clicar aqui! A proposta já tem mais de 13 mil assinaturas. Falta pouco para os 20 mil – e nós, aqui do The Greenest Post, já demos nossa contribuição. Vamos juntos por um mundo com menos plástico!

Foto: Marco Verch/Creative Commons



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Gente, pede para as blogueiras sustentáveis divulgar!!!

    • Maria Alves da Guia Arrais Diz: março 23, 2018 at 6:52 pm

      Temos que lutar pela preservação do nosso planeta,as gerações futuras merece desfrutar e conhecer a fauna,flora,nascentes.Precisamos nos livra do consumismo desenfreado. Sou a favor da disciplina Educação Ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *