Brasil ganha seu 1º laboratório de biogás com selo Inmetro de qualidade

Brasil ganha seu 1º laboratório de biogás com selo Inmetro de qualidade
13 jun 2016

O Cibiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás), sediado na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, conseguiu uma das mais importantes certificações técnicas do Brasil: a norma ISO 17027, concedida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Com isso, o laboratório se torna o primeiro do país a atender rigorosos critérios exigidos mundialmente.

Para ganhar a certificação, o Centro modificou a estrutura do local, capacitou seus colaboradores e aperfeiçoou uma série de processos com o apoio de diferentes entidades. Entre elas, a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu, a Embrapa e a Universidade de Recursos Naturais e Ciências Aplicadas à Vida, localizada na Áustria, que é referência no tema.

“Agora pretendemos passar nossa experiencia para outras entidades brasileiras que também queiram montar laboratórios. O fato de sermos um espaço credenciado nos habilita a passar nossos conhecimentos para terceiros, a fim de que o Brasil cresça cada vez mais na área de qualificação e análise de biomassa, biogás e biometano”, destaca Eduardo Trindade, gerente de desenvolvimento tecnológico do Cibiogás.

As pesquisas realizadas no laboratório são fundamentais para que os proprietários rurais e as empresas saibam a quantidade e a qualidade dos seus dejetos animais e/ou resíduos agrícolas para a produção de biogás, contribuindo assim para o aumento da geração de energia limpa – elétrica, térmica e veicular.



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Observações

  1. Nada mais importante do que uma iniciativa como essa.
    Na E.M.E.F. Nicolau F. Kunrath, em Ivoti/RS, estamos fazendo a nossa parte.
    Estamos coletando óleo de cozinha para a transformação de combustível.
    Temos um projeto de reciclagem do material que iria para o lixo.
    Gostaria de conhecer mais. Podemos nos comunicar.
    Att, Roberta. (nicolau@ivoti.rs.gov.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *