Baleia ameaçada de extinção é encontrada morta com 29 quilos de plástico no estômago

Baleia ameaçada de extinção é encontrada morta com 29 quilos de plástico no estômago
12 abr 2018

As imagens, abaixo, não são bonitas de se ver. Menos bonito ainda é pensar em tudo o que elas representam. Mais um animal marinho foi vítima do descaso do bicho homem.

Uma baleia da espécie cachalote  – que, vale lembrar, está ameaçada de extinção – foi encontrada morta na costa de Múrcia, no sudeste da Espanha.

A notícia, que já era ruim, ficou ainda mais triste após descobrirem o motivo da morte do animal: choque gástrico, uma vez que a baleia possuía 29 quilos (!!) de resíduos plásticos em seu estômago. Entre eles, sacolas, redes de pesca e cordas.

LEIA TAMBÉM:
Após encalhar com 30 sacos plásticos no estômago, baleia precisa ser sacrificada
29 baleias são encontradas mortas com estômagos cheios de lixo plástico
Orca é encontrada morta com o estômago cheio de lixo

De acordo com o Centro de Recuperación de Fauna Silvestre El Valle, que fez a autópsia do animal, as paredes internas do seu abdômen estavam completamente inflamadas devido à infecção causada por fungos e/ou bactérias provenientes de todo lixo que engoliu em alto-mar.

Pesquisas apontam que o ser humano descarta cerca de oito milhões de toneladas de plástico nos oceanos todos os anos. É tanto lixo tóxico à vida marinha que, se continuarmos nesse ritmo, até 2050 haverá mais plástico do que peixes em nossos mares.

Parabéns aos envolvidos… 🙁

Foto: Intervenção do Greenpeace sobre os prejuízos do plástico nos oceanos



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Alessandra White Diz: abril 19, 2018 at 2:37 pm

    So, that is what, the “most evolved societies”, whom have implemented colonization, enslavement and industrialization; for mass production, enrichment and easy domination, leave to us as their legacy of S… ?! Than, I ask: was it worth it ?!
    Entao..e’ isso que as “sociedades mais evoluidas”, que implementaram a : colonizacao, a escravizacao, e a industrializacao; para producao em massa de produtos e enriquecimento e dominacao facil, nos mostra deixa,o seu legado de M… ? E ai, eu pergunto: Valeu a pena?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *