O bairro da Coreia do Sul que proibiu carros por um mês

O bairro da Coreia do Sul que proibiu carros por um mês
22 set 2014

Enquanto no Brasil o Dia Mundial sem Carro sofre para emplacar, na Coreia do Sul, os moradores do bairro de Haenggung-dong, na cidade de Suwon, já comemoraram logo o Mês sem Carro.

A iniciativa partiu da prefeitura, que inspirada pelo EcoMobility World Festival – um congresso que debate mobilidade urbana sustentável -, convidou a população a deixar o carro na garagem por 30 dias consecutivos.

Os sul-coreanos aceitaram o desafio, mas a prefeitura também fez por onde: antes do Mês sem Carro, o governo da cidade investiu quase 9 milhões de euros para proporcionar transporte sustentável de qualidade aos moradores. Entre as medidas, estações com bikes gratuitas foram construídas pelo bairro, que também ficou mais arborizado, e mais de 500 magrelas foram distribuídas em escolas e empresas.

O desafio aconteceu em setembro de 2013 e foi um sucesso. Os moradores, de fato, não tiraram os cerca de 1.500 carros de suas garagens por 30 dias e, depois que a experiência acabou, ficou muito mais comum ver pessoas optando por outros meios de transporte, que não o carro, nas ruas de Haenggung-dong.

Vai ver os sul-coreanos só precisavam de um empurrãozinho para tirar a venda dos olhos e perceber que utilizar outros meios de transporte é, sim, possível – e muito mais sustentável.

Você toparia um desafio desses por aqui?

Foto: Divulgação/EcoMobility World Festival 



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *