Butão quer ser 1º país do mundo com agricultura 100% orgânica

Butão quer ser 1º país do mundo com agricultura 100% orgânica
02 out 2014

Durante a Cúpula Sobre Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu em Nova Delhi, o Ministro de Agricultura, Pema Gyamtsho, anunciou que até 2020 o Butão produzirá apenas alimentos orgânicos. O país, que tem aproximadamente 750 mil habitantes, planeja exportar os produtos ecologicamente corretos para a China e Índia. Cerca de 79% da população se dedica à agricultura, onde o cultivo para subsistência é muito forte.

Atualmente grande parte da produção agrícola do país já é orgânica, mas até o 2020 o uso de pesticidas e agrotóxicos químicos serão proibidos na legislação. Os butaneses utilizarão apenas adubos orgânicos naturais. Desta forma, o governo acredita promover um modo de vida mais natural e elevar o padrão da população.

Entre os principais cultivos do país estão maçãs, tangerinas, batatas, gengibres e arroz. Para que o objetivo seja alcançado, o governo pretende aumentar as terras irrigadas e usar alimentos imunes a pragas.

Foto: chiotsrun/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. […] do Butão anunciar que está de olho no título de primeiro país a ter agricultura 100% orgânica, foi a vez da Dinamarca divulgar que também pretende brigar pela […]

  2. Que bom que temos vários países querendo ser o primeiro à cultivar 100% orgânico. A vitória vai ser dê todos. Vamos Brasil, entrar também está corrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *