As 10 melhores cidades do Brasil para andar de bike

As 10 melhores cidades do Brasil para andar de bike
27 jul 2015

Já contamos por aqui quais são as 20 melhores cidades DO MUNDO para andar de bike – e nenhum município brasileiro está na lista. Alguém arrisca por quê?

Mas é verdade que, pouco a pouco, algumas prefeituras do país despertam para a importância de incentivar a bicicleta como meio de transporte diário e arregaçam as mangas para melhorar sua estrutura cicloviária. Quer saber quais são elas? É o que revela o Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas.

Desenvolvida pelo coletivo União de Ciclistas do Brasil, a relação aponta quais são as 10 cidades brasileiras que mais estão investindo na bicicleta – com base em cinco critérios: infraestrutura, recursos humanos, planejamento, promoção e informação.

Curioso para saber os resultados? Confira abaixo! Mas não se anime muito. A pesquisa mostrou que nenhum município está dando à bike a importância que merece. Para ter uma ideia, Aracaju, que levou o primeiro lugar do ranking, ganhou nota 5,1 (em uma escala de 0 a 10) e sequer conseguiu conquistar letra A na avaliação. Que vergonha, não?

as-10-melhores-cidades-brasil-andar-bike-1
(Clique na imagem para ampliá-la)

Foto: Reprodução/Livro “A Bicicleta no Brasil 2015”



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Não concordo com essa tabela! Inclui Manaus e não inclui Vitória! Estive em Manaus e era literalmente impossível andar de bike na rua sem sentir pânico. Já Vitória tem ciclovia por 80% da cidade e não aparece… no comennts.

  2. José Gonçalves Ramalho Júnior Diz: agosto 5, 2015 at 4:41 am

    Classificaram apenas capitais!
    Deixando cidades como Marechal Cândido Rondon (PR), Sorocaba e Itu (SP) de fora.
    Isso porque estou falando de cidades que conheço. Devem haver muitas outras por esse Gigante que seriam melhor que algumas destas na lista.
    Sou ciclista e uso a bike como meio de transporte a mais de 3 anos, do ABC paulista, com certeza NENHUMA cidade merecia mesmo figurar neste ranking!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *