Arquitetos criam luminárias feitas de garrafas PET. Veja fotos!

Arquitetos criam luminárias feitas de garrafas PET. Veja fotos!
03 jan 2018

A reciclagem de garrafas PET em objetos decorativos é uma atividade que tem ganhado notoriedade diante da urgência causada pela poluição. É um desafio incorporar o material em diferentes itens para alcançar uma estética visual impressionante. Os arquitetos Aline Fuhrmeister, Cláudio Resmini e Selene Sanmartin, e seu projeto para a Cooperativa Casulo de Canoas, aceitaram a tarefa e deram origem a uma coleção de luminárias que unem beleza e fluidez, em texturas que nada lembram o material.

O plástico foi lixado na superfície, para adquirir uma textura fosca, recortado e tricotado. Ganha vida a luminária Casulo, que dá nome à coleção.

O objetivo, diz Aline, foi ressignificar o plástico das garrafas para ganhar um aspecto autêntico e redefinir sua presença, como algo além do lixo. O projeto foi desenvolvido ao longo de um ano. O trio observou as técnicas de modelar o material, pesquisou o tipo ideal de lâmpada (LED), elaborou e testou diversos protótipos.

LEIA TAMBÉM: Nada de jogar no lixo! Descartáveis feitos de coroas de abacaxi podem ser plantados após o uso para florir jardim

O resultado são modelos são totalmente seguros e funcionais. Além disso, foi pensado de tal modo que as artesãs da cooperativa pudessem reproduzir sem ajuda, se for o caso de maiores vendas no futuro.

A coleção Casulo está em exibição no Laboratório da Luz (Rua Regente, 409), que deu apoio e consultoria ao projeto. Em todo o contexto, surge também o alerta para o perigo do plástico nos oceanos.

 

Fotos: Selene Sanmartin/Divulgação



Mattheus Goto
Mattheus Goto

Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, repórter na COP 23, estagiário no The Greenest Post e apaixonado por música, arte e histórias de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *