Peixes estão cada vez menores por conta do aquecimento global, apontam estudos

Peixes estão cada vez menores por conta do aquecimento global, apontam estudos
27 nov 2014

Atenção amantes de comida japonesa: estudos têm concluído que o tamanho dos peixes está cada vez menor. Segundo pesquisadores, o fenômeno é responsabilidade do aquecimento global.

Primeiro, a revista Nature Climate Change publicou estudo da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, que prevê diminuição de 14% a 24% no tamanho dos peixes por causa da redução de oxigênio na água e da mudança climática. Na época, mais de 600 espécies foram analisadas.

Depois, foi a vez da Universidade de Aberdeen, na Escócia, publicar, na revista Global Change Biology, pesquisa que concluiu que seis espécies comerciais do Mar do Norte encolheram aproximadamente 29%, entre 1970 e 2008.

O fato coincidiu com o aumento de até 2 graus na temperatura do mar. Os pesquisadores identificaram a mudança climática e a alta temperatura como a causa mais provável do encolhimento dos peixes. Segundo eles, quanto mais quente está a água, mais acelerado o metabolismo do peixe funciona – o que demanda ainda mais oxigênio.

Foto: joyoflife/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *