App gratuito traduz português para língua dos sinais

App gratuito traduz português para língua dos sinais
24 nov 2014

Já pensou não conseguir se comunicar com os outros no dia a dia? Os quase 10 milhões de deficientes auditivos que vivem no Brasil sofrem com essa situação regularmente. Ou melhor: sofriam. Com o aplicativo Hand Talk, agora, surdos e ouvintes podem se comunicar de forma muito mais fácil.

É que a ferramenta traduz (em tempo real!) mensagens do português para Libras, a Língua Brasileira de Sinais. E o melhor: o Hand Talk pode ser baixado, gratuitamente, em celulares, tablets e computadores.

Funciona assim: o usuário grava mensagens de áudio ou digita frases de até 140 caracteres no app e ele converte tudo para a língua de sinais, na hora. Quem faz a tradução é Hugo, um simpático personagem em 3D que entende tudo de Libras.

O aplicativo ainda é capaz de traduzir imagens – como uma placa informativa, a página de um livro ou uma reportagem de revista. Assim, os deficientes auditivos também podem ter acesso ao conteúdo em português. Pouca gente sabe, mas muitos surdos não entendem a língua portuguesa falada ou escrita, o que restringe (muito!) o acesso à informação.

Curtiu? Prepare-se para se surpreender mais um pouco: o Hand Talk foi criado por três jovens de Alagoas, que desenvolveram o aplicativo de forma despretenciosa e, hoje, colecionam milhares de downloads – que mudaram para melhor a vida de muitos deficientes auditivos. A ferramenta até já chegou a ser considerada o “melhor aplicativo de inclusão social do mundo” pela ONU.

Vai ficar de fora desse movimento? Baixe, de graça, o aplicativo Hand Talk e entenda, no vídeo abaixo, como você pode usá-lo no dia a dia.

Foto: Divulgação/Hand Talk



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Cristiane Bogado Diz: abril 7, 2015 at 10:38 pm

    Maravilha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *