Aplicativo monitora qualidade da água em tempo real

Aplicativo monitora qualidade da água em tempo real
05 ago 2015

Já imaginou ter informações em tempo real sobre a qualidade da água consumida em sua comunidade direto na tela do seu celular? Isso será possível com o Mãe d’Água, dispositivo capaz de detectar variações em parâmetros de medição de qualidade da água, indicando por exemplo a existência de possíveis contaminantes da rede de esgoto, substâncias tóxicas e metais pesados.

De início, o instrumento desenvolvido pela Rede InfoAmazonia será instalado em comunidades ribeirinhas do Norte do Brasil. Com o dispositivo será possível captar uma leitura de seus sensores e enviá-la, hora a hora, a um servidor remoto, que irá disponibilizar as leituras efetuadas em uma base de dados aberta.

Em seguida, um software enviará mensagens de alerta via SMS para celulares das pessoas cadastradas. De acordo com Gina Leite, assessora executiva do projeto Rede InfoAmazonia, a inovação possibilitará o monitoramento participativo da qualidade da água. O Mãe d’Água foi um dos ganhadores do Desafio de Impacto Social do Google em 2014, junto com outras 9 ideias apresentadas por organizações não-governamentais de todo o país.

Foto: Cristian Bortes/Creative Commons



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *