Procurando por ecovilas para conhecer? O aplicativo que mostra todas as comunidades sustentáveis do Brasil

Procurando por ecovilas para conhecer? O aplicativo que mostra todas as comunidades sustentáveis do Brasil
03 dez 2017

Já ouviu falar nas ecovilas? São comunidades formadas por grupos de pessoas que se unem para viver um estilo de vida mais sustentável, com baixo impacto ambiental e relações interpessoais mais cooperativas e solidárias. Mas onde ficam essas comunidades afinal? Dar visibilidade a cada uma delas é o objetivo do aplicativo colaborativo Ecovilas Brasil, que reúne, na palma da mão, informações sobre ecovilas e projetos de permacultura de todo o Brasil.

O projeto já tem 133 ecovilas cadastradas e agora realiza um crowdfunding (financiamento coletivo, em português) para desenvolver e disponibilizar o aplicativo gratuitamente ao público. A meta é arrecadar R$ 17.448.

A ferramenta permitirá que o usuário encontre as comunidades que estão mais próximas dele e salve os eventos de seu interesse – como cursos, vivências e iniciativas de voluntariado.

Curtiu? As contribuições para o financiamento coletivo são a partir de R$ 20 e há recompensas para quem apoia o projeto – como adesivos, camisetas, livros, cursos e até vivência de um final de semana em uma ecovila. Para contribuir, clique aqui. Caso atinja a meta do crowdfunding, o aplicativo Ecovilas Brasil estará disponível para download em abril de 2018 nos sistemas operacionais iOS e Android.

Assista ao vídeo da iniciativa abaixo.



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. JULIO CESAR SANTOS Diz: dezembro 4, 2017 at 10:08 am

    Este deveria ser o modelo obrigatório para todo assentamento agrícola no País, se tivéssemos governo de fato.

  2. Olá, sou um curioso pelo tema da permacultura.
    Atualmente tenho pesquisado sobre ecovilas no Brasil, ao transcorrer da minha pesquisa pude observar uma grande quantidade de comunidades que se auto titulam de Ecovila, então como tenho a pretensão de me estabelecer em uma comunidade porque quero conhecer como funciona e também pretendo contribuir para um mundo melhor, pensando nisso me veio em mente a seguinte dúvida.
    Como devo proceder para descobrir se tal comunidade é realmente uma Ecovila, pois tenho receio de me deparar em uma situação que me traga problemas, o nosso país é cheio de pessoas com pretensões maliciosas e que podem aproveitar o tema da Ecovila para criar um sistema de degradação humana, ou seja, um lugar de tráfico, exploração do trabalho e outras características que não fazem parte do conceito real de Ecovilas e da Permacultura.
    Não vou me estender mais, mas agradeço a atenção e espero atenciosamente pela sua resposta, pois pretendo ir em breve.
    Desde já, obrigado!

  3. MARIA PENA Diz: abril 8, 2018 at 10:21 am

    Bom dia, preciso de enderecos e tels. de ecovilas. para conhecer e visitar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *