Virou lei! Rio de Janeiro (finalmente!) proíbe testes em animais

Virou lei! Rio de Janeiro (finalmente!) proíbe testes em animais
16 dez 2017

Vitória fluminense! A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro deu mais um passo rumo ao fim dos testes feitos com animais. Em votação unânime, foi derrubado o veto do governador Luiz Fernando Pezão ao Projeto de Lei 2.714/14, que propõe o fim dos testes em animais para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Com a decisão, a medida virou lei no Estado.  

Relatórios divulgados por institutos de diferentes países apontam que 95% de todas as drogas que se mostram eficazes em animais falham em humanos, mostrando a ineficácia deste tipo de teste – sem falar na crueldade. Dos 5% restantes, metade se mostra inviável por provocarem efeitos colaterais não identificados em animais. Isso se explica pelo fato de as naturezas de cada espécie serem diferente em vários aspectos.

Segundo a oposição, o veto dado pelo governador Pezão era reflexo de interesses políticos, uma vez que para as empresas é mais barato testar em animais. É preciso parar as atrocidades contra os bichos e começar a adotar outras formas de pesquisa já estudadas no Brasil – mais eficazes e menos cruéis. Outros estados, como São Paulo e Pará, e agora Rio de Janeiro já provaram ser possível. Quais serão os próximos?

Foto: Divulgação/PluriCell Biotechnologies



Mattheus Goto
Mattheus Goto

Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, repórter na COP 23, estagiário no The Greenest Post e apaixonado por música, arte e histórias de vida.

Observações

  1. Então, que faça os testes nos próprios seres humanos, só isso!!

  2. Aprovado! São seres vivos que devem ser tratados com respeito! Chega de crueldade!

  3. Os animais devem ser tratados com dignidade estão com nós pra aprendermos a amar no entanto o ser humano os colocam em situações ridículas vamos parar e raciocinar devemos amar os animais e não usa Los. Please❤️

  4. luiz carlos Diz: dezembro 19, 2017 at 9:14 am

    EU ACHO ABSURDO PEGAREM ANIMAIS QUE SÃO SERES INOCENTES PARA UTILIZÁ-LOS COMO COBAIAS. EXISTE EM NOSSO PAÍS MILHARES DE ASSASSINOS, ESTRUPRADORES QUE PODERIAM SER UTILIZADOS PERFEITAMENTE PARA ESTE FIM. ESTARÍAMOS UTILIZANDO ESTE MATERIAL QUE É O ESGOTO DA SOCIEDADE E QUE TAMBÉM DESTROEM FAMÍLIAS.É UMA SOLUÇÃO LÓGICA.

  5. Beleza mais um fico feliz valeu Rio, os animais não precisam passar por essa crueldade.

  6. Que alegria ! Há tempos não uso produtos testados em animais. O mundo só será melhor, qdo as pessoas entenderem que os animais são a nossa cura. Tenho os meus e amo sem fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *