A cidade da Índia onde 100% da energia é solar (e as contas de luz caíram 12%)

A cidade da Índia onde 100% da energia é solar (e as contas de luz caíram 12%)
18 abr 2018

A cidade dos sonhos de muita gente já é realidade para os moradores de Diu, na Índia: por lá, 100% da eletricidade consumida pela população é proveniente de fonte solar. E ainda sobra!

Isso porque, atualmente, a cidade – que conta com cerca de 56 mil habitantes – consome uma média de 7MW de eletricidade por dia, mas a geração de energia solar é superior: cerca de 10,5 MW.

A produção fotovoltaica acontece em usinas terrestres e também de telhado, uma vez que espaço – assim como em qualquer outro lugar da Índia – é um problema na cidade.

E o mais legal é que, além de ser uma fonte pra lá de renovável e limpa de eletricidade, a energia solar está ajudando os moradores locais a economizar no bolso. Desde que o projeto começou a ser implementado, há três anos, a conta de luz que a população paga mensalmente teve uma redução média de 12%. É sonho ou não é?

Diu é uma cidade pequena, é verdade, mas que já está dando banho de consciência em muita megalópole por aí!

Foto: BCCL/Divulgação



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *