7 iniciativas para dar destino correto ao seu lixo

7 iniciativas para dar destino correto ao seu lixo
18 ago 2015

Algumas iniciativas tentam diminuir o impacto dos resíduos sólidos, promovendo coleta e destinação correta, reúso ou reciclagem. A Eco mapeou empresas e marcas que encabeçam esses projetos. Confira, abaixo!

EMBALAGENS

1. Pão de Açúcar
A rede de supermercados coleta as embalagens dos produtos logo depois das compras. Sabe as caixinhas do cereal matinal, da pasta de dentes, do chá e da gelatina? Pois é, os clientes têm a opção de não levá-los para casa! Os materiais são separados e encaminhados à reciclagem.

2. Natura
O programa de sustentabilidade da Natura recolhe as embalagens dos produtos e oferece destino correto aos resíduos recicláveis. Outra iniciativa da marca é o reúso das embalagens. Vários produtos, como sabonetes líquidos, xampus e cremes, são vendidos em refil por meio de embalagens econômicas feitas com menos plástico. É só despejar o conteúdo no pote antigo!

3. Risqué
A marca promove o projeto “Faça parte, faça a diferença”, que incentiva a coleta e o descarte correto de embalagens usadas de esmaltes (não necessariamente vazias). Por enquanto, são cinco pontos de coleta em São Paulo (veja os endereços), mas está prevista a inclusão de outros três coletores na região Sul do país ainda em 2015. Todo material recolhido é coprocessado e aproveitado na indústria de cimento.

PNEUS

4. Reciclanip
A Reciclanip foi criada pelas fabricantes de pneus Goodyear, Bridgestone, Pirelli, Michelin, Continental e Dunlop para assegurar a coleta e a destinação correta dos materiais no Brasil. A empresa recebe pneus em final de vida útil, ou seja, quando não podem mais ser reformados para uso. Confira os pontos de coletas.

REMÉDIOS

5. Eurofarma
Em geral, medicamentos possuem substâncias químicas que contaminam o solo e a água. Além disso, o descarte de remédios no lixo comum não é recomendado para assegurar que outras pessoas, que trabalham com coleta de resíduos, por exemplo, não os encontrem e se automediquem. A Eurofarma, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, dispõe de urnas coletoras de medicamentos vencidos, cartelas de comprimidos, tubos de pomadas e outras embalagens de remédios consideradas primárias (que estiveram em contato direto com as substâncias químicas). Veja aqui os endereços das lojas (somente para São Paulo).

6. PanVel Farmácias
A rede possui pontos de coletas de medicamentos vencidos em várias cidades da região Sul do país e desenvolve os programas Destino Certo e Descarte Consciente. Além de remédios, é possível descartar caixas, bulas e recipientes de líquidos, sprays, pomadas e comprimidos. Veja aqui as filiais participantes.

PILHAS E BATERIAS

7. Correios
Algumas agências dos Correios possuem postos de coletas para pilhas e baterias inutilizáveis. O material é embalado corretamente e encaminhado à empresas de reciclagem. Lembrando que pilhas e baterias são consideradas resíduos perigosos e não devem ser descartadas no lixo comum.

Por Thaísa Oliveira



Eco Rede Social
Eco Rede Social

A Eco Rede Social tem como missão estimular, disseminar, compartilhar e realizar ações transformadoras que contribuam para o desenvolvimento pessoal e da sociedade na direção da ética, desenvolvimento humano e da sustentabilidade. Uma plataforma que converge artigos, atividades de financiamento coletivo, livros, cursos, palestras, consultoria e relações internacionais, promovendo as condições necessárias para que o maior número de pessoas com os mesmos objetivos, possam realizar seus projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *