6 vitaminas naturais que ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico

6 vitaminas naturais que ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico
10 mar 2016

Com este tempo cada vez mais louco, é impossível não ficar gripado a cada mudança de tempo — coisa que, em São Paulo capital e tantos outros lugares Brasil afora, parece acontecer todos os dias. Para não precisarmos nos render aos antigripais e lenços de papel, precisamos investir em alimentos saudáveis de verdade.

Listamos aqui 6 vitaminas superfáceis de encontrar, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

1. VITAMINA D
É um nutriente encontrado no leite, cogumelos e óleo de salmão e atum. Também pode ser absorvida pela pele, quando nos expomos a raios de sol. Ela ajuda a fortalecer células que mantém a imunidade do corpo e também previne contra doenças autoimunes.

2. VITAMINA A
Encontrada nos vegetais de cor verde escuro, laranja e amarelo – como brócolis, cenoura e batata. Ajuda na reprodução das células (inclusive as de proteção) e é especialmente importante para manter a pele e mucosa saudáveis — nossa primeira barreira contra infecções. Mas vá com calma: uma overdose dessa vitamina pode causar náuseas, vômitos e pele seca.

3. ZINCO
Presente em ostras, derivados de leite e carnes vermelhas, o zinco é um mineral que melhora a função das células que detectam e eliminam substâncias estranhas que estão no nosso corpo. Mas não é preciso exagerar na porção. Duas ostras contém a quantidade necessária de zinco para um dia, por exemplo.

4. VITAMINA C
Uma das mais populares, não é mesmo? Está na maioria das frutas cítricas e é importante para dar um gás na produção dos glóbulos brancos, presentes no nosso sangue e conhecidos como soldados da defesa do nosso corpo. Além disso, é substância essencial para o funcionamento das nossas enzimas.

5. PROBIÓTICOS
Encontrados no iogurte (que contém culturas vivas) e em comidas fermentadas, são essenciais para manter nosso intestino funcionando perfeitamente. Também ajudam na produção de anticorpos e na comunicação das células durante uma infecção (enquanto nosso organismo está em “guerra” com intrusos). Os probióticos ainda estimulam o crescimento.

6. VITAMINA E
Presente nas sementes, castanhas e óleos, a vitamina E é antioxidante e ajuda na proteção das membranas das células contra átomos que as danificam.

Foto: Fernando Patón Rosillo/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *