5 coisas que você pode abolir de vez da sua cozinha para produzir menos lixo (e nem vai sentir falta)

5 coisas que você pode abolir de vez da sua cozinha para produzir menos lixo (e nem vai sentir falta)
07 mar 2018

Sua cozinha provavelmente deve conter vários itens descartáveis, projetados para que a limpeza ocorra da forma mais conveniente possível. Contudo, se entendermos os impactos ambientais que esses itens causam em seu descarte, podemos nos esforçar para reduzir a quantidade de lixo que produzimos por meio de pequenas mudanças em nosso dia a dia.

Confira abaixo cinco itens que poderíamos evitar de ter em casa (e nem sentiríamos saudades).

1. TOALHAS DE PAPEL
Embora sejam biodegradáveis, exigem uma grande quantidade de árvores para serem feitas. O Paperless Project estima que cerca de 51 mil árvores por dia são necessárias para produzir o número de toalhas de papel que usamos (e descartamos) todos os dias. O que podemos utilizar em vez disso? Panos, trapos, guardanapos ou toalhas de prato… Depende da tarefa! Todos os panos devem ser lavados após o uso, o que algumas pessoas podem considerar como um “trabalho a mais”. Mas o lado positivo é que não precisaremos comprar, transportar ou armazenar toalhas de papel, o que é ótimo. Sem contar, claro, os benefícios ambientais!

2. SACOS ZIPLOC
Não são tão necessários quanto você pensa. Substitua-os por uma combinação de recipientes reutilizáveis: sacos de pano com zíper, frascos de vidro, embalagens de aço inoxidável… Assim você estará preparado para todos os tipos de situações alimentares!

3. EMBALAGENS DE PLÁSTICO
Um tremendo desperdício! Podem ser facilmente substituídas por uma toalha de chá ou ainda por uma tampa sobre recipientes de comida por um curto período de tempo. Use uma camada dupla de papel alumínio para guardar alimentos no congelador ou envolva-os com papel de cera de abelha, usando elásticos para segurá-lo.

4. GUARDANAPOS DE PAPEL
Dê preferência aos guardanapos de pano na mesa de jantar. É possível utilizá-los 2 ou 3 vezes antes que seja necessário lavá-los. A razão aqui é a mesma que das toalhas de papel: não queremos ser responsáveis por milhares de árvores sendo cortadas apenas porque é irritante lavar um pouco de “roupa” a mais.

5. ESPONJAS DE COZINHA
São notoriamente nojentas e estão longe do que você gostaria de usar para limpar seus pratos. Um estudo alemão encontrou 82 bilhões de bactérias habitando cada centímetro quadrado de uma esponja de cozinha. Sendo que uma toalhinha e uma bucha de aço inoxidável podem fazer muito bem este mesmo trabalho.

E aí? Animou para adotar novos hábitos na cozinha?

Foto: pascalhelmer/Pixabay



Guilherme Lupino
Guilherme Lupino

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Estadual Paulista, entusiasta em novas tecnologias e sistemas de construção sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *