12 cidades brasileiras que plantam uma árvore a cada bebê nascido

12 cidades brasileiras que plantam uma árvore a cada bebê nascido
05 maio 2015

Elas ajudam a amenizar a temperatura, aumentam a umidade do ar, nos dão sombra, filtram a poluição, absorvem a água da chuva, evitando enchentes, e até bloqueiam a entrada de barulho e poeira em nossas casas – sem contar que deixam qualquer lugar mais bonito.

Daria para ficar horas enumerando os benefícios das árvores para as cidades. Muitos municípios, no entanto, preferem gastar esse tempo derrubando-as, seja para a construção de mais um shopping ou para o alargamento de outra avenida.

Mas não essas cidades que iremos listar a seguir. Cada vez mais conscientes da importância do verde para a qualidade de vida da população, muitas prefeituras estão adotando, Brasil afora, a ideia de plantar uma muda de árvore (nativa, é claro) para cada novo bebê que nasce no município.

A iniciativa esverdeia as cidades e, de quebra, é uma ótima simbologia para marcar e acompanhar o desenvolvimento das crianças. Sem contar que ajuda a florescer, desde cedo, nos pequenos os princípios da educação ambiental.

Já contamos por aqui a história do município de Senhora dos Remédios, em Minas Gerais, que planta um ipê para cada bebê nascido. Confira, a seguir, outras 11 cidades brasileiras que aderiram ao projeto Uma Criança, Uma Árvore e incentivam o plantio de mudas para marcar o nascimento dos novos moradores.

1. CLEVELÂNDIA (PR)

2. DIAMANTINA (MG)

3. GUARAPARI (ES)

4. ITAPERUNA (RJ)

5. ITUVERAVA (SP)

6. PASSOS (MG)

7. PENÁPOLIS (SP)

8. SÃO CAETANO DO SUL (SP)

9. SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)

10. SOROCABA (SP)

11. TRAMANDAÍ (RS)

Cada cidade tem sua metodologia: em São José do Rio Preto, em São Paulo, por exemplo, a prefeitura doa uma muda de espécie nativa para cada pai interessado em plantar uma árvore para celebrar o nascimento de seu filho. Já em Itaperuna, no Rio de Janeiro, todo o trabalho é feito pelo governo: os pais comunicam o nascimento e a Secretaria de Meio Ambiente faz o plantio. Independente dos métodos, o resultado é o mesmo: cidades mais verdes e bebês engajados na preservação ambiental, desde cedo.

Conhece outra cidade adepta à iniciativa? Conte para a gente!

Foto: erizof/Creative Commons



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Na Cidade de Matão, desde 2006, o Grupo Matão + Verde, através do Projeto Uma Nova Vida, Matão Mais Verde, realiza plantios coletivos mensais em avenidas , áreas degradadas e áreas de preservação permanente.

  2. Na cidade de Martinópolis – SP o projeto já foi inserido também…

  3. Leesander Alves Diz: Maio 6, 2015 at 12:31 pm

    O Município de Guaratinguetá- SP tem uma Lei chamada de CRESCER JUNTO que para cada criança nascida a prefeitura planta uma árvore:

    “Dispõe sobre O Projeto Crescer Junto”

    para cada criança que nasce planta-se

    uma muda de árvore Nativa da Mata

    Atlântica.

    O Prefeito ANTÔNIO GILBERTO FERNANDES FILIPPO JÚNIOR, no uso de suas

    competências legais, sancionou a seguinte lei:

  4. Gustavo de Brito Diz: Maio 6, 2015 at 1:08 pm

    Varginha/MG também aderiu à iniciativa.

  5. Em Santiago-RS, o Projeto Nascer com Verde, está sendo implantado…

  6. Manoel Maranata. Diz: Maio 12, 2015 at 7:19 pm

    Parabéns a todas essas cidades, participantes desse projeto voluntário de arborização urbana e reflorestamento das áreas degradadas do município, sociedade e gestores juntos mudarão esse planeta.

  7. Sorocaba nem devia estar na lista, o descaso da prefeitura com nossas árvores é caso notório. Até o projeto ” um milhão de árvores”, iniciado na gestão anterior foi abandonado, se tornando um grande fracasso com as mudas enfiadas em solo duro e abandonadas…morrendo em seguida!!!

  8. Adriana Silva Diz: Maio 26, 2015 at 10:50 am

    Em Matão/SP, a ONG Matão Mais Verde realizava plantios mensais. Para cada nascimento, uma árvore. É um projeto muito lindo que envolve bastante gente.

  9. Olá Débora!

    Obrigada por compartilhar esta notícia positiva e motivadora! Compartilhamos!
    O título da matéria fala em 12 cidades, e estão listadas 11. Qual é a 12ª?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *